Homenagem aos docentes demitidos durante o Estado Novo, na Reitoria da Universidade de Lisboa
29 de Novembro de 2011
Placa que foi descerrada na Reitoria da Unversidade de Lisboa, com o nome de todos os docentes expulsos
Estive presente nas cerimónias desta homenagem e recordei os meus professores afastados compulsivamente do ensino.
Terminei a licenciatura na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1947, e vivi o agitado período do pós-guerra.
Recordo as lições magistrais de Clínica Médica do Professor Cascão no Hospital de Santa Marta, então o Hospital Escolar; nunca faltei a uma das suas aulas! O Professor Cascão era o Professor Auxiliar da Cadeira de Clínica Médica, dirigida pelo Professor Pulido Valente. Com a brutal demissão dos professores feita pela purga de Junho de 1947, acabei por fazer o exame daquela disciplina com o Professor Mário Moreira. Alguns anos depois da formatura, voltei a beneficiar do convívio do Professor Cascão na Estância Termal de Pedras Salgadas, ajudando-o na sua actividade clínica. Continuei a usufruir sempre da sua amizade, inesquecível! O Professor Cascão tinha diversos lazeres. Nas Pedras Salgadas dava-nos lições de astronomia; com o seu rico equipamento, mostrava-nos as várias constelações. Era um apreciador de música clássica, e também um belíssimo atirador de carabina!...
Pedras Salgadas - 1955
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Gosto mais deste Blog que do do Bernardino Machado!
ResponderEliminarMiguel
Eu cá gosto dos dois...
ResponderEliminarBeijinhos
PL
Meu caro Manuel
ResponderEliminarGosto do seu novo blogue – RECORDAÇÔES. E apreciei o ter recordado a Homenagem prestada aos docentes afastados pelo Estado Novo.
E a sua homenagem ao Professor Cascão de Anciães, grande figura da nossa Medicina.
Ainda frequentei, como aluno, o antigo Hospital Escolar de Santa Marta, mas já não conheci o Professor Cascão. Contudo, quando mais tarde trabalhei durante anos no Serviço 2 desse Hospital, contava-se uma história que ilustrava bem o seu sentido crítico, sarcástico, e de humor requintado.
Como Professor Auxiliar da Cadeira de Clínica Médica, dirigida pelo Professor Pulido Valente, competia ao Professor Cascão substitui-lo na Direcção do Serviço, durante os períodos de ausência
Num desses períodos recebeu o Professor Cascão um ofício da Direcção dos Serviços Administrativos do Hospital assinado pelo Director e, por baixo do nome, o seu posto militar: coronel de artilharia:
O Professor Cascão respondeu ao ofício de forma correcta, rápida, seca, e assinou:
Cascão de Anciães
(isento de todo o serviço militar)
Fiquei a saber agora, pelo seu documento, que o Professor Cascão atirava ao alvo com carabina sempre que tinha oportunidade de o fazer e que, também nesta modalidade, acertava quase sempre, e em cheio….
Outros tempos Manuel.
Um abraço grato do
Lino.
Lindo! Outros tempos, mesmo. Parece-me que, nalguns casos, mais interessantes (e corajosos)
ResponderEliminarObrigada pai e Lino