Homenagem aos docentes demitidos durante o Estado Novo, na Reitoria da Universidade de Lisboa
29 de Novembro de 2011
Placa que foi descerrada na Reitoria da Unversidade de Lisboa, com o nome de todos os docentes expulsos
Estive presente nas cerimónias desta homenagem e recordei os meus professores afastados compulsivamente do ensino.
Terminei a licenciatura na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1947, e vivi o agitado período do pós-guerra.
Recordo as lições magistrais de Clínica Médica do Professor Cascão no Hospital de Santa Marta, então o Hospital Escolar; nunca faltei a uma das suas aulas! O Professor Cascão era o Professor Auxiliar da Cadeira de Clínica Médica, dirigida pelo Professor Pulido Valente. Com a brutal demissão dos professores feita pela purga de Junho de 1947, acabei por fazer o exame daquela disciplina com o Professor Mário Moreira. Alguns anos depois da formatura, voltei a beneficiar do convívio do Professor Cascão na Estância Termal de Pedras Salgadas, ajudando-o na sua actividade clínica. Continuei a usufruir sempre da sua amizade, inesquecível! O Professor Cascão tinha diversos lazeres. Nas Pedras Salgadas dava-nos lições de astronomia; com o seu rico equipamento, mostrava-nos as várias constelações. Era um apreciador de música clássica, e também um belíssimo atirador de carabina!...
Pedras Salgadas - 1955
Gosto mais deste Blog que do do Bernardino Machado!
ResponderEliminarMiguel
Eu cá gosto dos dois...
ResponderEliminarBeijinhos
PL
Meu caro Manuel
ResponderEliminarGosto do seu novo blogue – RECORDAÇÔES. E apreciei o ter recordado a Homenagem prestada aos docentes afastados pelo Estado Novo.
E a sua homenagem ao Professor Cascão de Anciães, grande figura da nossa Medicina.
Ainda frequentei, como aluno, o antigo Hospital Escolar de Santa Marta, mas já não conheci o Professor Cascão. Contudo, quando mais tarde trabalhei durante anos no Serviço 2 desse Hospital, contava-se uma história que ilustrava bem o seu sentido crítico, sarcástico, e de humor requintado.
Como Professor Auxiliar da Cadeira de Clínica Médica, dirigida pelo Professor Pulido Valente, competia ao Professor Cascão substitui-lo na Direcção do Serviço, durante os períodos de ausência
Num desses períodos recebeu o Professor Cascão um ofício da Direcção dos Serviços Administrativos do Hospital assinado pelo Director e, por baixo do nome, o seu posto militar: coronel de artilharia:
O Professor Cascão respondeu ao ofício de forma correcta, rápida, seca, e assinou:
Cascão de Anciães
(isento de todo o serviço militar)
Fiquei a saber agora, pelo seu documento, que o Professor Cascão atirava ao alvo com carabina sempre que tinha oportunidade de o fazer e que, também nesta modalidade, acertava quase sempre, e em cheio….
Outros tempos Manuel.
Um abraço grato do
Lino.
Lindo! Outros tempos, mesmo. Parece-me que, nalguns casos, mais interessantes (e corajosos)
ResponderEliminarObrigada pai e Lino