quinta-feira, 17 de maio de 2012






Recordando o Professor Miller Guerra

Ao arrumar as minhas estantes e gavetas encontrei duas cartas do saudoso Professor Miller Guerra. Uma foi-me dirigida quando o Professor Miller iniciou o mandato como Bastonário da Ordem dos Médicos, sucedendo ao Professor João José Lobato Guimarães. Durante os anos de 1962 a 1967 fui  vogal do então Conselho Geral presidido por Lobato Guimarães e por isso o pedido de colaboração, que só não foi maior por razões profissionais. A outra carta, datada de Fevereiro de 1970, refere-se à entrevista dada ao jornal "A Capital", de que guardei um recorte.
Nos últimos anos de vida do Professor Miller Guerra, o meu convívio tornou-se mais intímo, no acompanhamento do seu tratamento insulinico.  Miller Guerra continua a ser para mim o professor que ensinou com o exemplo da sua vida. Dos bons cidadãos que conservo no meu coração.



Para ler as cartas clicar  por duas vezes sobre as imagens














3 comentários:

  1. PAI GOSTAVA QUE TRANSCREVE-SE A CARTA. NÃO SE PERCEBE TUDO.
    OBRIGADA POR MAIS ESTA LEMBRANÇA INSPIRADORA!
    RITA

    ResponderEliminar
  2. AI QUE DEI UM ERRO! TRANSCREVESSE!!!!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Sá marques

    Que bom ter trazido esta recordação tão oportuna do Prof. Miller Guerra e que magnífico testemunho nos deixou das suas brilhantes e costrutivas intervenções na Ordem. Tive a sorte de assistir a várias a partir da década de sessenta. E com que entusiasmo!Tantas horas de conversas profíquas em casa deste e daquele, nos almoços no restaurante na R. do Conde Redondo, nas reuniões na sede da Ordem por vezes até de madrugada...O "movimento os novos"...(quantos sobrevivem ainda?) Os problemas da assistência nos H.C.L. os concursos, as carreiras médicas...Valeu a pena? Sem dúvida que sim.Era uma causa extremamente justa e seria covardia viver os problemas que tínhamos no exercício da nossa actividade, sem protestar vivamente contra os poderes vigentes.
    Mas as voltas que o mundo dá numa geração! Enquanto em Portugal estão a tentar definhar ou desactivar o Serviço Nacional da Saúde,nos E.U.A.começam agora(o atrso em que eles ainda estão!)a tentar criar o seu (deles) "movimento dos novos" com vista à criação do Serviço Nacional da Saúde. Copiam-nos tudo, mas com que atraso!

    Um grande e grato abraço do

    L.S.

    ResponderEliminar