segunda-feira, 21 de maio de 2012





Uma fotografia de recordação dos Corpos Gerentes da  Ordem dos Médicos no final do mandato  -  1968




O Conselho Regional de Lisboa (presidido por Alfredo Franco) ofereceu ao Conselho Geral (presidido pelo bastonário Lobato Guimarães) um almoço de confraternização, na Varanda do Chanceler, no dia 24 de Fevereiro de 1968.

Na fotografia estão: -  de frente e da dir. para a esq. - Max Korn, Mário Mendes, Santos Bessa, Alfredo Franco, Lobato Guimarães, Abel Tavares e Manuel Sá Marques;  e de costas da dir. para a esq. - Mateus Marques, Lino da Silva, Albertino de Barros e Francisco Martins. Estiveram no almoço mas não ficaram na fotografia: - Nunes da Costa, Pimentel Barata, Castro Henriques e José Catel-Branco Mota.




3 comentários:

  1. Meu caro Manuel.
    Não me lembrava nada deste almoço. Com as suas explicações e atentando na foto, fez-se uma espécie de zoom + na minha mente e recordei tudo, com muita saudade. Havia cordialidade e respeito entre os membros do Conselho Regional do Sul e Ilhas(como então se designava) e os membros do Conselho Geral. Mas as assembleias eram vivas e demoradas, por vezes até de madrugada.E havia assuntos agendados que mereceram "reparos" por parte do Ministério e até alguns "avisos"às cúpulas da Ordem. Recordei a assembleia geral da Ordem de 19 de Outubro de 1968, com os delegados dos conselhos regionais de Lisboa, Porto e Coimbra em que a mesa da Assembleia(e de acordo com os estatutos da Ordem ) foi presidida pelo colega presente na sala com mais anos de licenciatura( Dr. Moura Relvas), secretariado pelos associados presentes mais novos em formatura (Dr. Jorge Ruas e Dra. Isabel Cortes do Carmo). Procedeu-se de imediato à eleição da mesa da assembleia geral, ficando a presidir o Professor Lobato Guimarães, vice-presidente o dr.Abel José Sampaio da Costa Tavares, e 1º e 2º secretários, este seu amigo e o dr. José António Castel-Branco Mota, que entrou imediatamente em exercício, constituindo a mesa que presidiu aos trabalhos para a eleição do novo Bastonário, sendo eleito por unanimidade o Professor Miller Guerra.
    Noites difíceis mas animadas que foram criando apoios e, depois de trabalhos aturados e o total empenhamento de profissionais competentes e abnegados chegaram a bom termo,com a criação do S.N.S.. Foi um período difícil mas muito produtivo sob o ponto de vista da assistência às populações mais carenciadas e afastadas dos centros urbanos.Estamos de novo em situação muito difícil, quanto ao SNS.
    Penso que as estruturas da Ordem podem contar com a boa vontade e total apoio dum eventual movimento - agora movimento dos velhos - para defesa dos princípios por que se empenharam desde a década de cinquenta.
    Um abraço do
    L.S.

    ResponderEliminar
  2. Recordação e reflexão extraordinária Lino!!! Vou 'roubar' a expressão pois também eu já considero fazer parte desse movimento que deverá mobilizar-se para esta e outras (muitas) causas.
    Muitos beijinhos e OBRIGADA
    Rita

    ResponderEliminar
  3. RITA, QUERIDA AMIGA!
    UM BEIJO AFECTUOSO E GRATO DO
    lINO

    ResponderEliminar