quarta-feira, 4 de julho de 2012




O meu baptismo de voo

Ao acabar de ler o capítulo "Aviadoras do Ultramar" do livro de Fina d'Armada - "Heroínas Portuguesas", lembrei-me do meu baptismo de voo!
Ao recordá-lo, vou ao encontro do desejo do meu amigo Carlos Maciel, que tantas vezes insistiu para que colocasse no blogue as fotografias que tirei em Luanda, no ano de 1951. Para o Carlos um apertado abraço!













Fiz o meu baptismo de voo num pequeno passeio de avioneta sobre a cidade de Luanda. Conservo no álbum de recordações duas fotografias tiradas no aeródromo de Luanda, numa delas acompanhado com a aviadora e seu primo. Não registei os seus nomes, mas lembro-me bem o que se passou.
Durante a segunda viagem que fiz às colónias portuguesas, como "médico de bordo" do navio-motor "Ganda", que decorreu entre Dezembro de 1950 e os primeiros meses de 1951, o barco levou das roças de S. Tomé e Príncipe os "serviçais" que aí tinham trabalhado e regressavam às localidades onde tinham sido contractados, os angolanos desembarcando no Lobito, os caboverdeanos em S. Tiago. Eram acompanhados por um jovem "curador", que durante a viagem revelou ter em Luanda uma prima que estava a tirar o brevê de aviadora. Quando os jovens oficiais de bordo conheceram a aviadora ficaram encantados e combinaram uma visita ao aeródromo de Luanda. Por deferência com o "doc" ( assim me tratavam ) seria o primeiro a acompanhar a condutora da avioneta. Durante o breve passeio sobre Luanda fiquei a saber da curta experiência de pilotagem (30 horas de voo), que se confirmou na segunda tentativa de aterragem, conseguida com a destruição do trem de aterragem... Foi com grande mágoa que os três jovens pilotos do Ganda ficaram sem o passeio de avioneta...









4 comentários:

  1. Fantástico pai! Por isso eles foram tão amáveis consigo! Já desconfiavam da experiência da rapariga!! :)
    Queremos mais recordações!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente foi publicada a «"Ganda" Aventura pelos Ares de Luanda». Pelo que vi nas fotos o "Doc" ia bem acompanhado, o pior foi a aterragem...
    Muito obrigado pela dedicatória.
    Um grande abraço de
    Carlos Maciel

    ResponderEliminar
  3. Depois do susto que apanhou (estaria a pilota a olhar demais para o doc?) creio que o Manuel, por melhor que fosse a madrinha de voo, queria era voar para bem longe dali.

    Outro abraço
    L.S.

    ResponderEliminar
  4. Boa "Doc". Afinal as mulheres não são só perigosas ao volante...
    Beijinho
    Mais....
    PL

    ResponderEliminar